Fundamentação e Objetivos
A Educação para a Sexualidade em meio escolar tem sido alvo de várias propostas e decisões, desde que passou a assumir carácter de obrigatoriedade nas escolas após a publicação da Lei Nº.60/ 2009 de 6 agosto e respetiva Portaria de 196-A/2010 de 9 de abril.
A integração nos currículos escolares destes temas faz dos professores atores fundamentais desta intervenção. Contudo, esta só será eficaz se em íntima sintonia com pais e educadores.
Perante esta realidade, pais e professores sentem-se confrontados com um conjunto de valores e conceitos sempre em mudança, os quais são considerados estruturantes da construção e desenvolvimento da Pessoa. De facto, esta situação provoca uma perda de confiança na educação que pretendem passar, fragilizando-os como educadores.
Ao apresentarmos este projeto de intervenção em Educação para a Sexualidade o que pretendemos é capacitar professores e pais para serem os promotores do desenvolvimento integral dos seus educandos e dos seus filhos, para poderem vir a assumir comportamentos saudáveis, de relações afetivas vinculativas, estáveis e duradouras, assentes em compromissos vividos em liberdade. Mas, para decidirem em liberdade necessitam de ter conhecimentos, de refletir sobre eles e de os perspetivar no futuro.
Por outro lado, sabemos que a sexualidade engloba várias dimensões as quais se relacionam entre si. Somos um ser compacto, uno. Esta compreensão nem sempre é perspetivada pelos nossos adolescentes e jovens que acabam muitas vezes por não as integrar fazendo opções que os expõem a comportamentos de risco como doenças de transmissão sexual, gravidezes indesejadas, destabilização da saúde mental com todas as consequências, como o demonstram os dados mais recentes.
Sendo assim propomos desenvolver um Projeto de Formação para pais, professores e educadores sobre Educação para a Sexualidade que os capacite para uma abordagem sobre sexualidade, integradora e contextualizada na construção de projetos de vida abrangentes.