Programa
É feita uma abordagem focada nos conteúdos científicos sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, ciclo de vida reprodutiva, que permitam que os professores, pais e educadores se sintam confortáveis perante as crianças e jovens, quando surgirem questões de âmbito mais científico. Estes conteúdos são enquadrados pela abordagem sobre emoções e sentimentos, assim como projetos afetivos e a responsabilidade inerente às escolhas e seus contextos.
Assim, os conteúdos do programa dividem-se em 3 componentes, antecedida por um módulo conceptual:
• componente biológica,
• componente psicoafectiva,
• componente de construção do projeto de vida.
Módulo I
Componente Conceptual
-
A sexualização da criança
-
A sexualidade como uma dimensão da construção pessoal
-
A descoberta e vivência da sexualidade nas várias etapas da vida
-
Eu e o outro: percursos de sexualidade
-
Modelos de educação para a sexualidade
-
Indicadores dos comportamentos de risco na vivência da sexualidade
-
Competências a desenvolver para educar para a sexualidade
-
Metodologias de intervenção
Módulo II
Componente Biológica
-
Ser masculino e ser feminino: anatomia e fisiologia
-
A vida como uma descoberta: desde a primeira célula até ao nascimento
-
O ciclo de vida: do nascimento à idade adulta
-
Indicadores da fertilidade e Regulação da fertilidade
Módulo III
Componente Psicoafetiva
-
Masculinidade e feminilidade duas expressões da humanidade
-
O processo de desenvolvimento da identidade sexual
-
Sentimentos, afetos e emoções
-
Autoestima, autocontrole e autoeducação
-
Problemas relacionados com alterações na construção da identidade sexual
-
Questões de género
Módulo IV
Componente construção do Projeto de Vida
-
Vínculo e maturidade das relações
-
Tomada de decisões
-
Construção de um projeto de vida
-
Valores
-
Fidelidade ao projeto de vida
-
Responsabilidade inerente às escolhas