top of page

Programa

a.png

É feita uma abordagem focada nos conteúdos científicos sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, ciclo de vida reprodutiva, que permitam que os professores, pais e educadores se sintam confortáveis perante as crianças e jovens, quando surgirem questões de âmbito mais científico.  Estes conteúdos são enquadrados pela abordagem sobre emoções e sentimentos, assim como projetos afetivos e a responsabilidade inerente às escolhas e seus contextos.

Assim, os conteúdos do programa dividem-se em 3 componentes, antecedida por um módulo conceptual

•   componente biológica, 

•   componente psicoafectiva,

•   componente de construção do projeto de vida.

Módulo I 
Componente Conceptual

  • A sexualização da criança

  • A sexualidade como uma dimensão da construção pessoal

  • A descoberta e vivência da sexualidade nas várias etapas da vida

  • Eu e o outro: percursos de sexualidade

  • Modelos de educação para a sexualidade

  • Indicadores dos comportamentos de risco na vivência da sexualidade

  • Competências a desenvolver para educar para a sexualidade

  • Metodologias de intervenção

Módulo II 
Componente Biológica

  • Ser masculino e ser feminino: anatomia e fisiologia

  • A vida como uma descoberta: desde a primeira célula até ao nascimento

  • O ciclo de vida: do nascimento à idade adulta

  • Indicadores da fertilidade e Regulação da fertilidade

Módulo III
Componente Psicoafetiva

  • Masculinidade e feminilidade duas expressões da humanidade

  • O processo de desenvolvimento da identidade sexual

  • Sentimentos, afetos e emoções

  • Autoestima, autocontrole e autoeducação

  • Problemas relacionados com alterações na construção da identidade sexual

  • Questões de género

Módulo IV 
Componente construção do Projeto de Vida

  • Vínculo e maturidade das relações

  • Tomada de decisões

  • Construção de um projeto de vida

  • Valores

  • Fidelidade ao projeto de vida

  • Responsabilidade inerente às escolhas

bottom of page