top of page
DIP_02_FILTRO_AZUL_GRAO.jpg

Professores.

Este projeto integra um programa de formação para professores, o qual se tem revelado de fácil adesão e compreensão, contendo plataformas de consensos entre pais e professores.

 

Baseado num Modelo Conceptual de Desenvolvimento Integral da Pessoa em três dimensões: a biológica, a psicoafetiva e a de construção de projeto de vida (DIP3).

Cursos disponíveis

Oficina de formação

Áreas curricularesEducação para a Sexualidade, Cidadania e Desenvolvimento

DestinatáriosProfessores do Ensino Básico e Secundário

A Oficina de formação é o programa mais completo das duas formações que existem para professores, contando com 50 horas de formação.

Tem como objetivo principal promover a compreensão e construção dum conceito de sexualidade que contempla todas as dimensões: biológica, psicológica, afetiva, emocional, social, cultural, espiritual e ética, contextualizado na construção de um projeto de vida.

Desta forma a DIP3 criou um programa composto por sessões hibridas, contando com formação online (12,5h), formação presencial (12,5h), trabalho direto com os alunos/educandos (12h) e por último trabalho autónomo (13h)

Janeiro a Setembro 2025

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-119990/23

125€

Custo por pessoa 

Presencial

Sábados 09:00 - 13:00

 

1 janeiro

5 abril

3 maio

Online

Terça feira 21:00 - 23:30

 

21 janeiro

11 fevereiro, 25 fevereiro

18 março, 25 março

Formadora do curso

Teresa Tomé Ribeiro

Teresa Tomé Ribeiro

PhD em Bioética e MsC em Psiquiatria e Saúde Mental

 

DIP3 - Modelo, programa e material pertencente a trabalho de investigação desenvolvida por Teresa Tomé Ribeiro.

Em 2010 foi registado como patente intelectual, e em 2014 foi apresentada como dissertação de doutoramento em Bioética na Universidade Católica Portuguesa.

Programa do curso

Módulo I

Componente Conceptual

exposição-da-Lourdes-Castro-06-1430x1080.jpg
  • A sexualização da criança

  • A sexualidade como uma dimensão da construção pessoal

  • A descoberta e vivência da sexualidade nas várias etapas da vida

  • Eu e o outro: percursos de sexualidade​

  • Modelos de educação para a sexualidade

  • Indicadores dos comportamentos de risco na vivência da sexualidade

  • Competências a desenvolver para educar para a sexualidade

  • Metodologias de intervenção

Módulo III

Componente Psicoafetiva

pexels-pixabay-159395_edited_edited_edit
  • Masculinidade e feminilidade duas expressões da humanidade

  • O processo de desenvolvimento da identidade sexual

  • Sentimentos, afetos e emoções

  • Autoestima, autocontrole e autoeducação

  • Problemas relacionados com alterações na construção da identidade sexual

  • Questões de género

Módulo II

Componente Biológica

pexels-nomino-12480949_edited_edited.jpg
  • Ser masculino e ser feminino: anatomia e fisiologia

  • A vida como uma descoberta: desde a primeira célula até ao nascimento

  • O ciclo de vida: do nascimento à idade adulta

  • Indicadores da fertilidade e Regulação da fertilidade

Módulo IV

Construção Projeto de Vida

pexels-thirdman-5257578_edited_edited.jp
  • Vínculo e maturidade das relações

  • Tomada de decisões

  • Construção de um projeto de vida

  • Valores

  • Fidelidade ao projeto de vida

  • Responsabilidade inerente às escolhas

bottom of page